Quem perde quando um acidente de trabalho ocorre dentro da sua empresa? Todos perdem no caso de acidentes de trabalho dentro da sua empresa:
- o empregado – que é certamente o maior lesionado entre todos, devido a incapacidade temporária ou permanente de trabalhar e realizar outras atividades. Sua família é toda impactada e precisa muitas vezes readequar seu orçamento devido aos gastos com medicamentos, tratamentos e mudança em todo o cotidiano desse trabalhador;
- o empregador – devido ao pagamento dos benefícios previdenciários obrigatórios, aumento das taxas e impostos, custos com a perda produtiva, reposição do trabalhador, horas extras, danos em produtos e máquinas, indenizações, honorários legais, entre outros. A empresa também pode responder civil e criminalmente por danos e lesões ao colaborador e pode responder como pessoa jurídica e física nos casos de negligência, imperícia ou imprudência;
- o governo – devido a redução da população economicamente ativa, redução do recolhimento de impostos e aumento dos benefícios pagos pela Previdência Social.
Para atenuar, reduzir ou eliminar os riscos de acidentes de trabalho, é o profissional técnico de segurança do trabalho quem deve sugerir medidas preventivas para eliminação ou amenização dos riscos existentes no ambiente de trabalho.
O investimento em ações preventivas é certamente a melhor opção para as empresas que não querem arcar com custos como o de afastamento, invalidez, processos trabalhistas, autuações e até morte dos colaboradores.
Nós da Lalan do Brasil mantemos um quadro de consultores técnicos capazes de fazer a avaliação dos riscos e indicação de equipamentos de segurança para proteção individual ideais para os colaboradores de sua empresa. Entre em contato conosco e solicite a visita de um consultor técnico ou um de nossos representantes espalhados por todo o Brasil.